h1

EHBPC- Tooooda a verdade!

Julho 11, 2011

Meus caros…
Não é notícia para nenhum de vocês, mas talvez seja surpresa saberem que nós o contingente Português -Hyenas e Ripa na Rapa- Não vencemos em Barcelona.

Na verdade, nem fizemos lá muito boa figura… Este torneio fez-me lembrar em muitas coisas o primeiro torneio internacional a que nós fomos. Sexy Polo Beer Amigo, há pouco mais de um ano atrás. Desta vez, como nesse desastre, deixámo-nos surpreender em em quase todos os aspectos do jogo. É certo, e desculpa nenhuma, que tivemos alguns pormenores contra nós cá, e lá. Cá, porque no mês antes do torneio ficámos sem o campo de Paço d’Arcos, que era o único no qual seria possível fazer um jogo minimamente parecido com os de torneio internacional. E lá, bom…, nem sei bem ilustrar este aspecto. Sempre achamos que a aderência sem fim do piso de paço d’arcos e até do campo grande eram uma vantagem, mas neste caso não foi, muito pelo contrário. Os campos não tinham aderência, não eram tipo gelo, mas qualquer curva mais agressiva era coroada com um patinanço difícil de recuperar. As barreiras que limitavam os campos também não inspiravam muita confiança, e deram origem a uma arbitragem bem menos condescendente (e consistente) do que o habitual.

E pronto, com estas acabam-se as desculpas, e o resto é responsabilidade nossa. Faltou-nos velocidade, e faltou-nos entendimento… Nem vale a pena alongar muito porque se já aconteceu ficar frustrado por não avançarmos mais em torneios, neste caso sinceramente, não havia muito a fazer. Todas as equipas que nos passaram à frente excepto 2, jogavam e entendiam-se bem. Nós não! A questão não era propriamente técnica. Não ficamos muito atrás em domínio de bola, mas é incontornável o facto de que em tudo o que seja organização e dinâmica de jogo, pouco acima do zero andamos. E como é que podia-mos fazer melhor… somos os melhores da aldeia. Aqui fazemos trinta por uma linha, e mesmo tentando treinar, os maus vícios aparecem, e por uma ou outra ponta em que nos descosemos, qualquer equipa com mais estrutura cilindra-nos sempre. Receio que enquanto não houver uma equipa ou um grupo de jogadores que eleve o seu jogo para um nível mais próximo do nosso, nunca iremos conseguir levar o nosso mais longe do que a uma soma de virtuosismos individuais. Podia-se tar aqui com teorias que é preciso bombear mais remates, e fazer a rotação seguida do triângulo, gajos sempre a baliza ou atacar a três, mas acho -e isto é uma opinião pessoal- que em relação a nós, Ripas e Hyenas se resume a isto. Precisamos de concorrência. Já houve tá claro, demasiados debates sobre o que correu mal,e mandam-me constantemente com o exemplo dos Polosintese, que ficarem em segundo, e que também têm problemas de falta de jogadores e equipas equilibradas na sua cidade. A diferença é fácil de perceber, vejam em quantos torneios internacionais é que participaram, e vejam que vizinhos eles têm! Aqui à volta o única concorrência e a mais próxima é em Barcelona.
Sinceramente nem sequer estou muito desiludido ou chateado com o resultado. E se alguma coisa me toca, é uma esperança que vou tentando manter espevitada, de ver um dia um grupo de jogadores todas as semanas que volta e meia nos dê uma tareia. Mas sinceramente, se para isso tiver que pagar com o ambiente excessivamente competitivo, que estas usurpações de status as vezes trazem, prefiro assim. Porque ao menos divirto-me nos jogos que por cá faço.
Pessoalmente, adorei o torneio. Os últimos jogos deixaram-me completamente parvo com a sua velocidade. E em particular a semi- final, deixou-me tão aparvalhado que após 20 minutos de jogo e já no golo d’ouro, fazia figas para que não se marcasse outro golo durante meia hora. O ambiente esteve como só um torneio daquele tamanho poderia ter, centenas de jogadores, voltou-se a ver amigos, e fez-se mais uma boa quantidade de outros. E até mais por isto continua e continuará a valer muito a pena ir a estes torneios, e não deixar que ambições herméticas se tornem o critério mais importante.

Anúncios

3 comentários

  1. olá amigos patrícios. Somos uma equipe aqui do Brasil. Estamos prestes a participar de um torneio. Será o primeiro e tb nnao temos nenhuma experiência. Alguma dica? Grande abraço SPBP – São Pauo Bike Polo – http://www.bikepolosp.wordpress.com


    • Comé!
      Muito bom ver aí a malta entusiasmada! O torneio é no Brasil ou no estrangeiro? Não sei bem que ambições têm para o torneio. Vão ver estilos de jogar muito diferentes, e uma um velocidade bastante mais elevada provavelmente. Portanto se há um conselho que vos posso dar, é não levarem aquilo demasiado a sério. Ás tantas chegam lá e rebentam com aquilo tudo, mas é pouco provável… Os torneios são porreiros porque se aprende imenso. Divirtam-se, prestem atenção ao jogo das outras equipas, e façam bastantes pick ups. Mesmo que não fiquem com o resultado que gostariam, todos os torneios a que fui tinham sempre um ambiente mto bom e o pessoal é muito aberto, portanto vale sempre a pena. Vão ganhar muita experiência em muito pouco tempo.
      Boa Sorte!! Depois digam como é que isso correu!
      Abraço!!


  2. Obrigado Tomas. O Torneio é no Chile e será o primeiro da Sulamérica. Será nos dias 29 e 30 de outubro. Vai haver o Campeonato mundial em Seattle mas esse será dificil de participar.
    Acho que o nivel aqui não será como o do Europeu pois estamos muito aquém da vossa estrutura.
    Como vcs aí, não temos outra equipa mais forte e ficamos pouco evoluidos no quisito velocidade e estilos de jogo. Acredito tb que tecnicamente estamos rasoáveis mas vai nos faltar experiência. Tenho ceteza que será uma ótima oportunidade de aprendermos.
    Abraço.



Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: